Sobre mim

Me formei em Ciências Sociais pela UFMG em 2010 e tenho uma trajetória profissional bem diversa, sempre relacionada à criação de novas narrativas de sociedade. Fui sócia-fundadora de uma consultoria de projetos socioeconômicos, a Sustenta Projetos. Trabalhei com organizações do terceiro setor e negócios sociais, participei ativamente de coletivos como o TEDxBeloHorizonte e o Movimento Entusiasmo (que organizou a Virada Educação), atuei como desenvolvedora de negócios e gestora de comunidades na 99jobs.com e, desde 2015, atuo na ThoughtWorks Brasil como Diretora de Marketing. Em 2017 publiquei meu primeiro livro de poesias, o Descontinuidades.

 

Pra quem curte um textão…

Me considero uma mulher entusiasmada. Acredito que por meio de nossos projetos e ações ao longo da vida geramos impactos em nosso meio. Podemos gerar transformações positivas ou contribuir para cristalizar o status quo, simplesmente via apatia crônica. Temos muito trabalho a fazer nessa construção – que provavelmente não acabará cedo – por uma sociedade mais justa, diversa, plural, progressista e democrática.

Acredito cada vez mais na urgência de nos reinventarmos. Reinventar narrativas sobre nós. Narrativas de vida em grupo, de trabalho, de funcionamento social e até de macroeconomia. Principalmente como habitantes do sul do mundo e dessa comunidade latino-americana. Precisamos nos reinventar com entusiasmo e maravilhamento, com resistência e atenção, irreverência e perseverança. Juntas. Sem admitir que a desigualdade de oportunidades e condições de vida seja inerente à nossa história, sem desistir das possibilidades de outras formas que não passem pela dominação Norte>Sul, pela dominação do capital ou de grupos homogêneos que ocupam historicamente os lugares tradicionais do poder.


Me formei na UFMG em Ciências Sociais e durante a faculdade fiz um intercâmbio de um ano na Universidade de Bolonha, quando tive contato com linhas de pensamento que foram muito definidoras para mim, como o Pós-Colonialismo. Em busca de criar novas narrativas de autonomia e independência para os grupos e comunidades com os quais trabalhei, meu caminho profissional passou por pesquisas e projetos com foco no meio socioeconômico do licenciamento ambiental*, por projetos para o fortalecimento de coletivos, ONG’s e do engajamento cívico**, idealização e organização de movimentos como o TEDxBeloHorizonte*** e Movimento Entusiasmo, coletivo que organizou a primeira Virada Educação, no dia 17 de Maio de 2014, no centro de São Paulo.

Em Junho de 2015 me juntei à ThoughtWorks, no escritório de Belo Horizonte, como Analista Sênior de Marketing de Recrutamento. Desde Novembro do mesmo ano atuo como Diretora de Marketing e faço parte do time de liderança do negócio no Brasil. Sim, é a minha primeira vez trabalhando oficialmente com Marketing e tem sido uma experiência de muitos desafios, aprendizados, conquistas e alegrias.

 

*Neste ramo fui, com o Gabriel Campos, sócia-fundadora da Sustenta Projetos Socioeconômicos, que foi aprovada na primeira edição do Programa Dignidade, da Fundação Dom Cabral, no primeiro semestre de 2012.
**Nessa linha, trabalhei como consultora para a formação de grupos cívicos (Divinópolis Sustentável, Centro de Referência da Empreendedora) e o fortalecimento de ong’s (Instituto Noisinho da Silva, Grupo Cultural Meninas de Sinhá).
***A experiência de fazer parte da comunidade TEDx foi bem marcante! Conheci pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, conheci novos lugares e participei de conferências interessantíssimas (como o TEDxSummit em Doha, um TEDActive na Califórnia e outro em Whistler, no Canadá e um TEDGlobal no Rio, além de vários TEDx maravilhosos Brasil afora). Entre 2013 e 2014 fui nomeada embaixadora regional do TEDx, quando trabalhei ativa-(e voluntária)-mente para fomentar a comunidade TEDx no Brasil. Por causa dessas experiências, fiz alguns trabalhos preparando palestrantes para passarem melhor suas mensagens – atividade que descobri gostar muito!

Mais sobre esses e outros projetos que participo ou participei  aqui.

Atualmente escrevo aqui, no mirada poética e já escrevi no portal Nossa Causa e no Empreendedorismo Rosa.

 

*O tema de WordPress desse site foi adaptado pelos meus amigos do Universo WP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *