Warning: Declaration of Bootstrap_Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/miradapo/public_html/nataliamenhem/wp-content/themes/stanleywp/functions/function-extras.php on line 61
Conheça o Índice de Progresso Social - ventilando pensamentosventilando pensamentos

Conheça o Índice de Progresso Social

Essa semana tive uma grata surpresa! Descobri que o Índice de Progresso Social (IPS) já está sendo aplicado no Brasil por meio da Rede Progresso Social Brasil. Fiquei feliz, pois tinha conhecido o índice durante o TEDGlobal 2014, que aconteceu no Rio, onde uma das palestras que mais me chamou a atenção foi a do Michael Green, falando sobre esse tal índice de progresso social.

Porque esse índice é interessante? Porque ele mede o desenvolvimento de uma sociedade por indicadores ambientais e sociais, de uma forma que que indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo, são incapazes de medir. O IPS foi desenvolvido pelo Social Progress Imperative, organização sem fins lucrativos fundada em 2012, nos Estados Unidos, que compreende tanto o Índice de Progresso Social como a Rede Progresso Social. A organização tem o patrocínio de organizações como Skoll Foundation, Avina, Rockefeller Foundation, Deloitte, Cisco e Compartamos.

No Brasil, o IPS é representado pela Rede Progresso Social Brasil, que está organizando capacitações gratuitas para consultores que desejem consolidar o Índice, futuramente. A primeira capacitação ocorre essa semana, entre os dias 11 e 14/05/15, em São Paulo.

+ sobre o Índice de Progresso Social

O Índice de Progresso Social compreende três dimensões:

  • Necessidades Humanas Básicas
  • Fundamentos do Bem Estar
  • Oportunidades

Cada uma dessas componentes compreende quatro componentes, e, ao todo, os doze componentes abrigam 54 indicadores sociais e ambientais (veja-os na imagem abaixo).

retirado de http://www.progressosocial.org.br/que-mostra/

retirado de http://www.progressosocial.org.br/que-mostra/

 

O Índice de Progresso Social já foi aplicado na Amazônia, em uma iniciativa chamada IPS Amazônia, liderada pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), como forma de “avaliar a situação da sociedade amazônica a partir de uma nova visão, diferente das medições feitas por meio do PIB e do IDH” (IPS Amazônia). Nessa iniciativa, o Índice foi calculado para os 772 municípios que estão na região amazônica, com o objetivo de achar o equilíbrio entre a necessidade de acelerar o progresso social, acabar com a pobreza e permitir que todos tenham acesso a uma vida plena, enquanto protegem o meio ambiente.

 

Call to action

Se de um lado o site da Rede Progresso Social Brasil ainda não aponta formas objetivas de se colaborar com a Rede ou de aplicar o Índice, eles tem uma página destinada à chamada para a ação, e achei isso interessante.

Na página Junte-se a nós! , é possível manifestar interesse em apoiar de alguma forma a Rede. Ainda acho que as formas de apoio estão pouco claras, mas torço para que isso mude rápido.

 

Vamos ficar ligados para acompanhar os desdobramentos da aplicação desse Índice na América do Sul – pode ser uma grande oportunidade para mapearmos nossos maiores desafios rumo à justiça social.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *