Sobre o que está funcionando (What’s working, by HuffPost)

Na última sexta, 06/02/15, Ariana Huffington publicou um post sobre a nova iniciativa de seu canal de comunicação (HuffPost), a qual ela já havia anunciado em Davos em janeiro. Partindo de argumentos diversos, que vão desde pesquisa realizada pelo professor e autor Jonah Berger (o qual tive a honra de conhecer quando trabalhei preparando palestrantes para o evento Think with Google São Paulo 2013) até a proximidade existente entre a atual cobertura da mídia e os números da vida real, Ariana apresenta com convicção o What’s Working (em tradução livre, “O que está funcionando”).

Segundo ela, o objetivo da editoria global do HuffPost é aumentar a cobertura do que está funcionando no mundo, indo contra a premissa que guiou o pensamento editorial por anos, segundo Ariana: “se sangra, gera leads” (if it bleeds, it leads).

Em seu post, ela cita o psicólogo de Harvard, Steven Pinker, que em seu livro Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined (Os anjos bons da nossa natureza: porque a violência diminuiu) diz que vivemos hoje no período menos cruel e violento da história humana.

Ela também cita dados relativos à criminalidade, mostrando que mesmo com um declínio de 40% dos homicídios na década de 1990, as coberturas de assassinato na mídia aumentaram mais de 500%.

Outra pesquisa interessante citada é a de Jonah Berger, que demonstra que boas notícias são mais compartilhadas do que aquelas negativas nas redes sociais.

Gostei dessa iniciativa e espero que possamos ver indicadores positivos em breve.

“Apenas mostrar tragédia, violência, caos – se concentrando no que está quebrado e que não está funcionando – perde muito do que está acontecendo ao nosso redor. E que tal focar em como as pessoas estão respondendo a estes desafios, como eles estão se unindo, mesmo em meio à violência, pobreza e perda? E todas as outras histórias de inovação, criatividade, engenhosidade, compaixão e graça? Se nós, nos meios de comunicação só mostramos o lado escuro, estamos falhando em nossos trabalhos.” (Ariana Huffington)

 ps: o interesse de Ariana em demonstrar outros lados do mesmo cenário e não apenas uma história única, me lembrou da palestra brilhante de Chimamanda Adichie no TED: O perigo de uma história única.

Um comentário sobre “Sobre o que está funcionando (What’s working, by HuffPost)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *